terça-feira, 10 de novembro de 2015

Você sabe o que são "RIOS VOADORES"?

            Rios voadores são cursos de água atmosféricos invisíveis que transportam umidade e vapor de água.

O maior rio voador brasileiro nasce da evaporação do Oceano Atlântico em sua porção equatorial. A grande umidade ali originada é carregada pelos ventos alísios para a Região Norte do Brasil e precipita, principalmente, sobre a Amazônia. 

Através do processo de evapotranspiração a água que cai  sobre a floresta retorna como vapor para a atmosfera e é transportada para outras regiões do país, inclusive para o sudeste.

O desmatamento contínuo da Amazônia faz com que o rio voador fique cada vez mais “seco” e sem força para chegar aos outros estados brasileiros – o que favorece a estiagem vivida atualmente.

Clicando na imagem abaixo, você pode ver uma animação silenciosa que demonstra a formação do fenômeno dos rios voadores e os caminhos que seguem pelos céus do Brasil, trazendo umidade para outras regiões.




Desde 2008, um projeto científico tenta conhecer melhor os rios voadores. O líder da pesquisa é Gerard Moss, engenheiro e explorador francês naturalizado brasileiro. O trabalho dele consiste em voar com um monomotor coletando vapor d’água. “Enquanto todos os pilotos evitam as nuvens, eu vou direto para elas”, diz. Em seu avião, Moss caça a umidade usando tubos de 40 centímetros resfriados a 70 graus negativos. Numa temperatura tão baixa, qualquer vapor que entra no tubo se transforma, imediatamente, em água. As gotas são então armazenadas para a análise em laboratório.

Assista o vídeo abaixo e conheça melhor esse excelente projeto.



Para atender também às crianças mais jovens, em 2014 foi lançado o livro infanto-juvenil Rios que voam, escrita pela jornalista Yana Marull. O livrinho explica o fenômeno dos rios voadores e a importância da floresta numa linguagem fácil, contando uma história, e fez um sucesso enorme com a criançada.


Você pode baixá-lo em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário